Vamos pensar um pouco?
Em algumas conversas minhas rolando por aí surgiu um velho e conhecido jargão "gospel":
"-Devemos colocar Deus em primeiro lugar!"
Aí eu fiquei pensando: Será mesmo isso possível? Não pergunto se é possível colocá-lo em primeiro lugar, mas movê-lo para qualquer lugar que seja... Nisso, dá pra pensar em mais coisas do tipo: será mesmo que ele só age, ou melhor, REage de acordo com meus caprichos e vontades? Se eu decidir colocá-lo em primeiro, ele fica lá! Se eu quiser que ele seja o segundo, não tem problema, ele obedece e vai!
Será então que ele se sente ofendido porque eu escrevi "ele" e não "Ele"? Será mesmo que é possível eu diminuir qualquer coisa em Deus pelo simples fato de me referir a ele usando letra minúscula?
Que loucura isso... Mas é impressionante a quantidade de porcaria que está escondida em jargões como esse. Nesse aí eu creio que a maior porcaria é a da manipulação de um deus apático, sem personalidade e talvez até morto! É isso mesmo! Essa frasezinha inofensiva cria a idéia de que Deus é um zé-ninguém, coitadinho, levado para lá e para cá ao sabor do vento que eu sopro...
Francamente! Eu sei que não consigo fazer isso... Pelo simples fato de que ele é vivo! Vive, tem sua opinião e personalidade formadas! Quanta prepotência a minha de pensar que posso decidir que a partir de tal data, Deus é o segundo na minha vida! E pronto!
Pois é... Mesmo que eu resolva entulhar a minha vida de coisas e pessoas e tentar colocá-las em primeiro lugar, e deixar Deus lá por último, será mesmo que o que vai acontecer é que ele vai ficar lá, coitadinho, triste, fazendo "beicinho" de choro porque eu o coloquei lá?
Atualmente estou aprendendo a viver e me relacionar com o pai que é amor e um amor tão grande que é impossível resistir! Se houver ser humano nesse mundo que consiga resistir ao amor do pai, apresente-se por favor!!!
Mas pensando só mais um pouquinho, talvez a grande preocupação do autor (se é que houve um) do jargão era colocar a igreja em primeiro ou segundo lugar... Isso sim é possível! A igreja instituição é passível de ser ou não prioridade em nossas vidas. Disso decorre uma outra porcaria desses jargões "góspeis": confundir Deus com a igreja instituida. Isso sim é uma grande porcaria!!!
Abraços...