sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Em primeiro lugar


Vamos pensar um pouco?

Em algumas conversas minhas rolando por aí surgiu um velho e conhecido jargão "gospel":

"-Devemos colocar Deus em primeiro lugar!"

Aí eu fiquei pensando: Será mesmo isso possível? Não pergunto se é possível colocá-lo em primeiro lugar, mas movê-lo para qualquer lugar que seja... Nisso, dá pra pensar em mais coisas do tipo: será mesmo que ele só age, ou melhor, REage de acordo com meus caprichos e vontades?  Se eu decidir colocá-lo em primeiro, ele fica lá! Se eu quiser que ele seja o segundo, não tem problema, ele obedece e vai!

Será então que ele se sente ofendido porque eu escrevi "ele" e não "Ele"? Será mesmo que é possível eu diminuir qualquer coisa em Deus pelo simples fato de me referir a ele usando letra minúscula?

Que loucura isso... Mas é impressionante a quantidade de porcaria que está escondida em jargões como esse. Nesse aí eu creio que a maior porcaria é a da manipulação de um deus apático, sem personalidade e talvez até morto! É isso mesmo! Essa frasezinha inofensiva cria a idéia de que Deus é um zé-ninguém, coitadinho, levado para lá e para cá ao sabor do vento que eu sopro...

Francamente! Eu sei que não consigo fazer isso... Pelo simples fato de que ele é vivo! Vive, tem sua opinião e personalidade formadas! Quanta prepotência a minha de pensar que posso decidir que a partir de tal data, Deus é o segundo na minha vida! E pronto!

Pois é... Mesmo que eu resolva entulhar a minha vida de coisas e pessoas e tentar colocá-las em primeiro lugar, e deixar Deus lá por último, será mesmo que o que vai acontecer é que ele vai ficar lá, coitadinho, triste, fazendo "beicinho" de choro porque eu o coloquei lá?

Atualmente estou aprendendo a viver e me relacionar com o pai que é amor e um amor tão grande que é impossível resistir! Se houver ser humano nesse mundo que consiga resistir ao amor do pai, apresente-se por favor!!!

Mas pensando só mais um pouquinho, talvez a grande preocupação do autor (se é que houve um) do jargão era colocar a igreja em primeiro ou segundo lugar... Isso sim é possível! A igreja instituição é passível de ser ou não prioridade em nossas vidas. Disso decorre uma outra porcaria desses jargões "góspeis": confundir Deus com a igreja instituida. Isso sim é uma grande porcaria!!!

Abraços...

5 comentários:

Kadu disse...

Tive uma aula esses dias que a professora falava sobre identidade e não só nossa, mas de Deus..., e num momento ela fez a pergunta: será que Deus tem crise de identidade??
Ela até falou sobre os milagres e curas que acontecem pelo mundo e que é Deus que faz mas o povo da os créditos pra outros deuses, os santos, as estátuas e tal..., Deus não tem crise de identidade com isso..., afinal, Ele é fiel ainda que permaneçamos infiéis. Não é nossa atuação ou nosso desejo que vai levar ele pra lá ou pra cá, fazê-lo mudar em relação à sua identidade..., Ele é o Eu Sou..., e só!!!
Valeu mano!!

Leonardo Gonçalves disse...

Também fico indignado ao ver estes discursos sem sentido sobre um Deus manipulável que depende do homem pra tudo. Pior que isso é pensar no Deus apático dos teólogos relacionais, o qual não é capaz de mover uma palha neste mundo porque dotou o homem de livre arbítrio.

Ah, fala sério! Eu gosto mesmo é do Deus da bíblia, que se mete na vida da gente, que endurece e quebranta quem ele quer! Me entusiasmo quando penso na graça irresistível e eficaz! Indescritivel é a minha alegria só em pensar no poder do seu soberano chamado e na excelência da nossa vocação, a qual é um chamamento eterno e um decreto irrevogável.

Abração Guilherme! fik com Deus...

Leonardo Gonçalves
www.pulpitocristao.com

Livia Uhlmann disse...

Isso é muito verdade! Ele é e não há nada que eu possa fazer pra mudar isso. Não tenho esse poder... Ele não depende de mim, eu é que dependo dele.

-sobre o meu texto dos "VERBOS MOVIMENTADO" só pra te explicar que ele não é gospel, por isso falei da gente se colocar no centro e tirar um tempo com a gente mesmo pra saber o que quer da vida... Acho q vc entende.

Bjos

Blog da Pastoragente disse...

Graça e paz, Gui!
“Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou te seguindo e aos poucos venho conhecer mais os seus textos.
Será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com, e se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz. Um abraço.

Daniel disse...

Fala Gui
Bacana seu blog e texto!

Um abraço